24/06/15

Plantas do jardim

Salgueiro chorão
Amoreira 



Loendro
Jacarandá 

Sebes perenes

Manutenção dos espaços verdes

Manutenção dos loendros
Manutenção dos loendros




Acertos na relva
Manutenção das árvores




















Manutenção/Acertos nos arbustos





23/06/15

Manutenção dos espaços verdes

Manutenção dos loendros 
Manutenção dos loendros 

Corte da relva 


Rega do jardim 





Manutenção dos arbustos 

19/06/15

Igreja Matriz

A Igreja Matriz de Panóias, situa-se no Largo do Terreiro, foi fundada no século XVI e remodelada nos séculos XVIII e XX.
Destaca-se o conjunto da fachada, no interior, a abóbada  de arcos ogivais e o retábulo-mor de talha dourada e policroma.






18/06/15

Barragem do Monte da Rocha

Bem perto de Panóias, e no meio de uma paisagem sinuosa, marcada pelas oliveiras e um coberto vegetal do tipo mediterrânico, a Barragem da Rocha é uma extensa mancha azul que convida à paragem e à contemplação.
A Barragem aproveita a linha de água do Rio Sado. Ideal para a pesca, desportos aquáticos e com potencial para a observação de aves.


Interesse Turístico

A Vila de Panóias tem como principais locais de interesse Turístico, a Barragem Do Monte Da Rocha e a Igreja Matriz.

Igreja Matriz
Barragem da rocha

A Lenda da Noiva de Panóias

A esta freguesia está ligada uma outra tradição do baixo Alentejo: A Noiva De Panóias.
Chama-se Noiva de Panóias à mulher que demora muito tempo a arranjar-se para depois aparecer mal vestida e desarranjada. Diz-se que em honra de uma mulher da terra que demorou a arranjar-se três dias e três noites para a cerimónia e chegou lá embrulhada numa esteira.
É uma freguesia que se dedica sobretudo ao sector primário.
Curiosamente, tem neste momento quase tantos habitantes como tinha em 1820. Nesse ano, eram 770 aqueles que viviam em Panóias, actualmente são pouco mais.

Resumo Histórico

É uma das mais importantes freguesias da sede do conselho, a dezanove quilómetros da freguesia - sede. O seu prior tinha de rendimento anual cento e cinquenta alqueires de trigo, cento e vinte de cevada e vinte mil réis em dinheiro. D. Manuel deu-lhe foral novo, em 1512.
O concelho de Panóias incluía o direito de representação das Cortes, às quais podiam assistir dois Juízes seus representantes, três vereadores, um Procurador, um Escrivão da Câmara e Órfãos, um Tabelião do Judicial e Notas, um Alcaide e uma Companhia de Ordenanças. Estes números demonstram a importância que Panóias adquiriu nessa altura.



17/06/15

Brasão- Justificação dos símbolos



Cabeça de homem sobre Nimbo de Ouro: Uma cabeça de homem de carnação com barba e cabelos de negro. Sobre o nimbo de ouro representam a cabeça guardada na Igreja Matriz,  para veneração pelos fiéis, e que a tradição popular afirma ser a cabeça de S.Romão; a ser verdade, esta estaria deslocada do corpo que está sepultado na cabeça homónima.

Dois Braços de Carnação: Dois braços de carnação vestidos um de ouro e outro de prata, passados em aspa; em ponto de honra.



Bem-Vindo a Panóias

A vila de Panóias faz parte do concelho de Ourique. Panóias tem aproximadamente cerca de 500 habitantes, as suas principais actividades económicas são a agricultura, pecuária e pequeno comércio. A feira de Panóias é celebrada no 3º fim-de-semana de Junho, as festas são no 3º fim-de-semana de Julho e agora as mais recentes festas são as festas em honra de S.Pedro que se realizam no 3º fim-de-semana de Junho.
Panóias tem como património cultural e edificado a Igreja Matriz, a Igreja de S.Romão, o Buraco dos Mouros e a Estação de Panóias.


Igreja Matriz
Igreja de S.Romão
                         
                                   
                    Estação de Panóias